Um exílio de 8 dias – Parte IV

Uma (segunda, na vida) visita a Versalhes não era o mais recomendado para quem estava fugindo de uma corte, querendo a mundanidade das ruas. Mas concessões são necessárias quando se viaja acompanhado. Por sorte, o “castelo” estava prestes a inaugurar uma exposição nas suas dependências e as obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos se espalhavam ao longo do circuito de salas.

Versalhes me fez pensar em Brasília. Era um sitio quase inóspito onde sucessivos reis da França foram progressivamente instalando aquilo que virou praticamente uma cidade e onde, em determinado momento, se instalaram de modo definitivo, levando consigo toda a entourage necessária ao exercício do poder. Um poder, como bem se sabe, absoluto.

É incrível, pois, pensar na coragem que esse povo, o francês, teve, para depor algo tão auto-evidente, tão reverenciável quanto o que se vê, preservado, em Versalhes. Os ingleses, por mais que tenham lá cortado algumas cabeças majestosas, mantiveram uma realeza, tudo bem que muitíssimo desbotada em relação ao que outrora foi. Já os franceses, inventaram um mundo inteiramente novo.

Ao percorrer os salões e os jardins desse extinto centro de poder, veio-me também aquela música do Chico Buarque que fala do Rio de Janeiro como uma futura civilização extinta (“Não se afobe não, que nada é pra já…”) e submersa na qual escafandristas irão descer para explorar suas casas, seus quartos. Quem sabe escafandristas azuis, com óculos inclusive.

Anúncios

About Andrés Rodríguez Ibarra

Filósofo, autor de uma tese sobre a liberdade em Foucault, defendida em 2008 na USP.
Esta entrada foi publicada em Arte. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s