Casamento Caipira – Parte I

OS PREPARATIVOS DE ÚLTIMA HORA

Eles, oficialmente, já não eram mais noivos, eram marido e mulher. Haviam se casado no civil, em Lisboa. Mas a família dela, em particular o clã da mãe, acreanos, artistas e intelectuais e proprietários de uma casa em Olhos D’Água, Goiás, queria comemorar a união. A família dele, por sua vez, agricultores e empresários holandeses estabelecidos há décadas no interior de São Paulo, tampouco foi contrária à idéia de um casamento na roça. Teve deles que até veio da própria Holanda.

Casamentos sempre dão trabalho. Havia, na véspera do dia marcado, e ao longo dele, costuras por serem arrematadas, leitoas por serem assadas, bacalhaus por serem incorporados a tortas, vacas a serem atoladas, flores de papel a serem finalizadas e penduradas em arcos ainda incipientes, velas a serem distribuídas em cantos estratégicos, som a ser testado, frutas a serem cortadas de forma ornamental. Os familiares (irmãos, tios, primos, pais, sobrinhos e os próprios nubentes) e alguns dos convidados eram parte da equipe que cuidou disso tudo.

É bem verdade, contudo, que a maioria dos preparativos já estava concluída. A vizinha, por exemplo, havia cedido e decorado o circo do seu quintal, e a cerca que separava os dois terrenos tinha sido posta a baixo numa certa altura, para que o festejo ocorresse ao longo das duas propriedades.

Anúncios

About Andrés Rodríguez Ibarra

Filósofo, autor de uma tese sobre a liberdade em Foucault, defendida em 2008 na USP.
Esta entrada foi publicada em Arte. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to Casamento Caipira – Parte I

  1. Silene Farias disse:

    A foto das flores de papel ficou super colorida e bonita, gostei muito do comentário sobre os pratos servidos na festa do casamento caipira, Ísis e Peter,” a vaca já estava atolada” rssrs. (Silene, mãe da noiva)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s