Despedindo 2012

UM DIA ATAREFADO PRAS ENTIDADES DO CANDOMBLÉ

Eu quis fazer um reconhecimento, pela parte da manhã, do terreno onde pretendíamos passar a virada de ano. Desconfiava das proporções, temia o aperto, queria calcular imbricações e ver, no fundo, se seria um boa, tanto pra imagens quanto pra momento.

Havia uma bruma estranha, uma sorte de mormaço. O sono não era elemento ausente e as vestes brancas estabeleciam uma maioria, tornando o ar algo próximo do onírico. Mas mais que tudo, estava ali o início de uma jornada purificatória. Acabei decidindo não ir ao Reveillon da Prainha – e acho que foi o melhor, porque fiquei sabendo que muita gente acabou virando o ano engarrafado – , mas me dei a chance de acompanhar a alguns prevenidos seres brasilienses nas suas cerimônias de acolhimento do ano que estava chegando, bem ali, um pouco além do horizonte.

As oferendas a Iemanjá, deixadas por indivíduos ou por grupos, já começavam a formar uma crosta na orla: era o que passava pelo crivo dos catadores de flores que, não muito depois do arremesso, passavam com seus sacos coletores, muito provavelmente para, em seguida, revender o que recolhiam. Ninguém se deu o trabalho de questionar essa atividade, sendo consenso implícito o fato de que o afago à deusa já estava feito no mesmo instante em que a flor, a cidra ou o que quer que fosse tocasse a água. (Ou, quem, sabe, ninguém estava disposto a ter uma última briga do ano).

Digamos que o momento era de silêncio; e que a eloquência, na forma de agência, parecia estar toda a cargo desses orixás, arquitetos, para muitos, daquilo que nos espera.

Saravá!

IMG_2999

IMG_3008

IMG_3013

IMG_3016

IMG_3019

IMG_3022

IMG_3027

IMG_3030

IMG_3036

IMG_3041

IMG_3043

IMG_3044

IMG_3005

Anúncios

About Andrés Rodríguez Ibarra

Filósofo, autor de uma tese sobre a liberdade em Foucault, defendida em 2008 na USP.
Esta entrada foi publicada em Arte. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s